41 3045 5012 | 47 3237 4779

Câmbio do Dia | 14/06/19 | Dólar: 4,05 | Euro: 4,58

Visita do Padre Sandro Souza-MIC ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe no México

March 13, 2019 | By: Domus

Guadalupe voltou para o Brasil junto comigo.

No mês de novembro de 2018, eu tive a possibilidade de conhecer a cidade do México .

Meu amigo Pedro Kempe, da Domus Viagens Operadora de Turismo, me convidou para ser o diretor espiritual de uma peregrinação e desta forma, eu tive a graça de visitar o maravilhoso Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, as Pirâmides, o Santuário de São Miguel Arcanjo em Tlaxcala, a cidade histórica de Puebla e outros lugares lindíssimos.

A experiência de uma peregrinação é algo que toca profundamente a alma e o coração. É uma experiência que enriquece o conhecimento do ser humano. Conhecer outra cultura, outros costumes, outros lugares, outros modos de se viver a religião... é algo fantástico. Peregrinar é sonhar, é sair de si mesmo, é paz, renovação, é cura, é investimento, é fazer novos amigos, é descobrir o mundo, é redescobrir a fé, é se reinventar, é fazer a experiência do povo de Deus que sempre peregrinou, é acreditar que merece ser feliz.

Eu me encantei com os mexicanos... eles são acolhedores e divertidos. Em vários lugares eu pude vê-los cantando e dançando. Parece que todos ou quase todos, mesmo aqueles que não são católicos, respeitam a Virgem de Guadalupe. O amor e a devoção por Nossa Senhora é algo impressionante. O México é uma cidade bem colorida. As pessoas se vestem com roupas de várias cores e eu achei isso bem legal - me transmitiu vida e alegria.
 

Algumas curiosidades deste lindo lugar: durante o dia faz bastante calor, tipo 35 graus e de noite o clima muda totalmente; a temperatura baixa pra 7 ou 6 graus. Na maioria dos restaurantes eu encontrei os Mariachis (pessoas que cantam e dançam com aquele chapéu bem grande). A comida mexicana é muito boa e é muito comum ter a opção de comida sem pimenta (o tempero é excelente). Tem muitos vulcões espalhados pelo México e a maioria deles é coberto pela neve, uma neve que nunca derrete. Todos eles estão ‘adormecidos' e acabam embelezando a cidade com o seu pico branquinho. Me chamou a atenção a quantidade de pirâmides que existe neste lugar – uma é mais linda que a outra – são o resultado de muita história, muito trabalho humano e muito mistério. Por fim, o objeto que mas me impactou foi o crânio, pois é muito comum você encontrar, como enfeite, crânios e caveiras espalhados por todos os lugares. Você sabe o que eles simbolizam? Nosso guia disse que é símbolo da humildade e da igualdade. Querem dizer bem assim – não importa o que você tem, o que faz ou o que é, todos vão terminar do mesmo jeito... Outra pessoa disse que também poderia simbolizar a alegria - você olha e diz – ufa, ainda bem que não sou eu.
 

Algo que me marcou muito foi ter encontrado o quadro de Jesus Misericordioso em todas as igrejas que eu fui. No Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe eles rezam o terço da misericórdia várias vezes durante o dia. Mas uma vez eu pude confirmar aquilo que acredito tanto: os 2 caminhos mais fáceis de se chegar ao Coração de Deus começam com a letra ‘M' – Maria e a Misericórdia... M + M= CD... Maria + a Misericórdia = Coração de Deus.

Vale a pena conhecer o México. Narrei apenas minha pequena experiência. Nos comentários das fotos você vai conhecer um pouco mais. Tente participar da peregrinação se colocando em cada cena junto comigo, Juan Diego e a Virgem de Guadalupe.
 

Rezei por todos os devotos da Misericórdia, por todas as pessoas que eu conheço e por todos os nossos paroquianos em cada Igreja que eu passei - sinta-se abençoado.


Um grande abraço pra todos e que Jesus Misericordioso por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe vos abençoe poderosamente.


Um convite especial.
 

Em 2019 nosso Provincial, o Padre Jair vai conduzir uma peregrinação pra Terra Santa e Roma... E em 2020, o Padre Anchieta, pároco do Santuário da Misericórdia, vai conduzir outra peregrinação pra Polônia, Praga e Budapeste. Você pode entrar no site da Domus Viagens ou ligar pra conferir toda programação, e quem sabe, comprar não somente o seu pacote, mas a possibilidade de realizar um sonho.

www.domusviagens.com.br – (41) 3045-5012 – WhatsApp (41) 9 9948-0909

 

Padre Sandro Souza - MIC
padresandromic@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/padresandro.mic 

avaliações