41 3045 5012 | 47 3237 4779

Câmbio do Dia | 06/12/19 | Dólar: 4,35 | Euro: 4,82

San Giovanni Rotondo, a cidade de Padre Pio

July 16, 2018 | By: Domus

Sabe aquelas cidadezinhas charmosas que quando colocamos os pés não temos mais vontade de sair? Esta é San Giovanni Rotondo! E se você é um católico devoto, já deve ter escutado falar sobre Padre Pio. Pois bem, Padre Pio foi um santo católico de extrema importância para a Igreja no século XX e na atualidade. Muitos dons espirituais e carismas acompanharam Francesco Forgione – Padre Pio de Pietrelcina, em vida, além de conter os cinco estigmas de Cristo.

O santo estigmatizado nasceu em Pietrelcina em 1887, e ordenou-se padre na ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Somente anos mais tarde mudou-se para San Giovanni Rotondo, localizada na região de Foggia, mais ao sul da Itália. Entre tantas obras maravilhosas, o hospital referência da região - Casa Alívio do Sofrimento, foi a sua maior obra material. Este grande complexo hospitalar abrigou muitos soldados que retornavam arrebentados da guerra e diversas famílias miseráveis que sofriam por não conseguir atendimento em outras regiões. Ademais, o hospital é referência em muitos tratamentos na Itália e hoje conta com mil leitos disponíveis para receber os acamados.

San Giovanni Rotondo foi e é palco de grande devoção. Recebe milhares de fiéis mensamente que peregrinam para rezar sobre o corpo incorrupto do santo, que permanece numa urna de vidro no santuário que leva o seu nome, muito próximo da igreja que rezou durante longos anos, a Santa Maria das Graças. Sob um ar de extrema religiosidade e alegria vivem os habitantes deste local simpático. É muito comum encontrarmos viajantes com belas histórias de curas realizadas por Padre Pio e que peregrinam em ação de graças.

É fácil locomover-se por lá. Há táxis e ônibus disponíveis o tempo inteiro.

A cidade toda gira em torno do comércio religioso. São lojas, barracas, hotéis e restaurantes que carregam o nome ou o conceito de sua espiritualidade. San Giovanni Rotondo é toda planejada, pequena e muito charmosa.  É uma cidadezinha típica do interior onde o idioma italiano impera, sendo poucos os comércios que dominam com facilidade a língua inglesa. Mas para o brasileiro isto não chega a ser um grande problema, pois as nossas línguas são muito familiares e a gente acaba entendendo tudo.

A região de Foggia, onde está situada San Giovanni Rotondo, oferece uma bela paisagem das plantações de oliveiras em suas estradas. A região é produtora de tomates italianos e também de azeite de oliva. Então, já deu para perceber a fartura gastronômica que aguarda a turistas e peregrinos. San Giovanni Rotondo é uma cidade que a gente indica para alimentar o seu corpo e o seu espírito. Vale a pena incluir na sua próxima ida à Itália.

avaliações