41 3045 5012 | 47 3237 4779

Câmbio do Dia | 25/03/19 | Dólar: 4,06 | Euro: 4,60

Normandia e Monte Saint-Michel

June 15, 2018 | By: Domus

Você sabia que a Normandia, mais precisamente o Mont Saint-Michel é um dos destinos mais visitado na França depois de Paris? A Normandia é uma região histórica localizada no noroeste da França, que ganhou muita atenção em suas batalhas medievais. O próprio nome da região é uma homenagem aos HOMENS DO NORTE (Normandia = homens do norte) principalmente ao conquistador viking Rollo. Além de reunir história, religião e gastronomia, culturalmente é conhecida como palco do impressionismo por ter inspirado com suas paisagens pintores como Claude Monet e Paul Gauguin, Hoje, há muito estabelecimento preservado por sua historicidade, como a grande maravilha Le Mont Saint Michel.

O conhecido monte é um ilhote rochoso na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, onde fora construído um mosteiro e santuário em honra ao Arcanjo Miguel, no ano 708 d.C. Tudo neste local remonta o aspecto religioso-cultural, pois há mais de mil anos recebe peregrinos de diferentes locais, rogando sua proteção ou em agradecimento aos préstimos de São Miguel Arcanjo. O mosteiro construído no século VIII e fortificado no século XIII, incorporava o conjunto de cidades que demarcavam a fronteira dos reinos no final da Idade Média. Essas cidades, denominadas “bastides”, representavam um notável e forte desenvolvimento. São elas: Aigues-Mortes, ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa; Avinhão, sede alternativa da Cristandade; e Carcassone, circundada por dupla linha de muralhas e célebre por suas defesas.

A exuberância arquitetônica e histórica fez deste ser o terceiro lugar mais visitado da França, recebendo em média três milhões de visitantes ao ano, sendo declarado, em 1979, como Patromônio da Humanidade pela Unesco. O monte é um monumento distinto nos âmbitos cultural, artístico e espiritual. Além de turistas curiosos e peregrinos, se aventuram por lá romancistas, poetas e roteiristas que registram a grande maravilha em suas obras. (Tem-se fortes suspeitas que a Cidade Branca da trilogia Senhor dos Anéis fora inspirada no Mont Saint-Michel!)

Dentro do complexo, além de explorarmos as áreas destinadas à oração dos monges beneditinos, igrejas e o jardim dos monges, encontramos uma rua cheia de lojinhas de souvenirs religiosos e com os famosos biscoitos do Monte Saint-Michel. Hotéis e bons restaurantes a gente também encontra por lá.

A gastronomia regional: como foi a primeira região agrícola na produção de laticínios como: manteiga, queijos frescos e creme de leite. Sendo assim, os típicos produtos desta natureza destacam a Normandia como uma excelente produtora agrícola. A maçã também é um fruto forte na região, e por consequência entra nas sobremesas e em bebidas típicas como a cidra. Outros alimentos que marcam a gastronomia são os frutos do mar e a carne de cordeiro que possui um sabor acentuado, visto que o animal alimenta-se praticamente do pasto salgado da baia.

Ao turista ou peregrino que entra no completo do Le Mont Saint-Michel, é indicado provar o omelete mais famoso da Normandia, e talvez da França, servido no restaurante La Mère Poulard. Batido com muitos ovos em estilo soufflé, o prato recebe a manteiga e o creme de leite local em sua receita. O que confere um sabor todo especial, mais o segredo de sucesso que o restaurante não conta a ninguém!

Então, que tal incluir na sua próxima ida à França, um passeio ao Monte Saint-Michel? Pode-se chegar até lá de carro, trem ou ônibus turístico com saída direto de Paris. A distância é perfeita para um bate-volta, e ainda pode curtir no caminho os coloridos campos de canola.

avaliações