41 3045 5012 | 47 3237 4779

Câmbio do Dia | 17/01/2020 | Dólar: 4,33 | Euro: 4,83

Fátima, Portugal

April 05, 2018 | By: Domus

Por Luciana Burnett

Fátima, Portugal

Fátima é uma cidadezinha portuguesa, com pouco mais de 11 mil habitantes e famosa no mundo inteiro pelo relato das aparições da Virgem Maria a três pastorinhos, de 13 de maio até 13 de outubro de 1917. A cidade é considerada um dos principais destinos de peregrinação e turismo religioso do mundo, pois o Santuário de Nossa Senhora de Fátima recebe aproximadamente 6 milhões de pessoas ao ano.

Lúcia e seus primos Jacinta e Francisco, estavam a apascentar as ovelhas quando presenciaram a primeira de várias aparições de uma linda Senhora trajando vestes brancas - neste lugar nomeado de Cova da Íria, encontra-se hoje a Capelinha das Aparições. Os “Três Pastorinhos” como são conhecidos até hoje, recebiam mensagens da Virgem Maria com apelo à oração, ao sacrífico e à penitência. Em cinco meses de aparição, todo dia 13 os pastorinhos encontravam-se com a referida Senhora do Rosário, e no último encontro, cerca de 70 mil pessoas assistiram um fenômeno no céu conhecido como o Milagre do Sol. Além das mensagens de oração, Nossa Senhora do Rosário de Fátima revelou a eles o “Segredo de Fátima”, que foi dividido em três partes: a visão do inferno onde os pecadores sem fé residiam, o começo de uma Guerra Mundial e um terceiro segredo sem revelação completa aos homens. O Papa João Paulo II, no ano 2000 por meio do Cardeal Angelo Sodano, divulgou parte deste terceiro segredo escrito pela vidente Irmã Lúcia em 1944.

Em 1919 e 1920 morrem os irmãos Francisco e Jacinta, de doença pulmonar. Logo após, a vidente Lúcia ingressava no colégio das irmãs dorotéias em Vilar, no Porto, para ficar protegida do sensacionalismo dos peregrinos e curiosos que insistiam em vê-la e falar com ela. Professou como religiosa dorotéia em 1928, onde viveu alguns anos. Tempos mais tarde morou em Ponte Vedra, onde também lhe apareceu a Virgem nas famosas Aparições de Ponte Vedra/Galiza em 1925. Lúcia optou por uma vida mais simples e em 1946 regressou a Portugal entrando para a clausura do Carmelo de Santa Teresa em  Coimbra, onde professou como carmelita descalça a 31 de maio de 1949

Por todos estes acontecimentos, Fátima tornava-se um mistério da Fé. A devoção mariana possibilitou a ida de milhões de fiéis espalhados pelo mundo de encontro a Nossa Senhora de Fátima em Portugal. O santuário que iniciou com uma pequena capela no local das aparições, hoje recebe os peregrinos com uma área maior que a praça de São Pedro no Vaticano. O ponto mais procurado do complexo pelos turistas/fiéis é a Capela das Aparições. A virgem transmitia as mensagens aos Três Pastorinhos sobre uma árvore azinheira, mas a mesma foi destruída pelos peregrinos que insistiam em retornar com galhos e partes do vegetal para casa. A árvore ficou famosa também por sua sombra abrigar as crianças enquanto rezavam o terço, antes das aparições. Hoje não há mais a azinheira, porém na área da antiga árvore, encontra-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima, dentro da pequena capelinha. Ocorrem várias missas rezadas em muitos idiomas durante o dia neste espaço. A demonstração de fé dos peregrinos e a admiração dos que ali estão apenas por turismo, encanta inclusive os corações mais descrentes.

Em 2007 foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade, como forma de recolhimento a tanto fiel que vinha de longe na esperança de entrar na Capela das Aparições e na Basílica de Nossa Senhora de Fátima para orar. Esta grande basílica recebe até 8mil pessoas de uma só vez!

Outra dica legal a quem vai a Fátima por questões religiosas, é dar uma passada na Casa dos Pastorinhos, na vila Aljustrel. Lá você encontrará o local incólume como os móveis, o ambiente e os objetos pessoais. Ademais, Fátima oferece outras opções para concluir este roteiro espiritual: o Museu de Cera e a Via Sacra com as quatorze capelas que contam as estações da Paixão de Cristo.

Se você for a Lisboa, pense com carinho em Fátima. As cidades se distanciam em 130km. Vale muito a pena conhecer e rezar num dos mais importantes santuários marianos do mundo.

Veja nossas viagens de Peregrinações ;) Clique e confira. Caso deseje, a DOMUS também representa o hotel Essence Inn Marianos e pode realizar sua reserva.

avaliações