41 3045 5012 | 47 3237 4779

Câmbio do Dia | 12/12/19 | Dólar: 4,28 | Euro: 4,77

Culinária Francesa?

January 25, 2018 | By: Domus

GASTRONOMIA EM LOURDES/FRANÇA

Por Luciana Burnett

Lourdes é uma cidade francesa, com pouco mais de 15 mil habitantes. Famosa pelas peregrinações, encontra-se na cidade um dos santuários cristãos mais populares do mundo, o Santuário Nossa Senhora de Lourdes. A cidade localiza-se há 850 quilômetros de Paris.

A gastronomia em Lourdes é composta por alguns pratos típicos dos Altos Pirineus – departamento a qual faz parte. Para se conhecer verdadeiramente uma cidade, o turista deve, quase de forma obrigatória, provar a gastronomia local, pois esta traduz a sua cultura e tradição.

Listamos alguns produtos regionais para você conhecer e as suas características:

TRUTA DOS PIRINEUS: natural de rio e pescada na região, é um prato festivo pelo sabor e superioridade da carne.

BORREGO DOS PIRINEUS: um tipo de carneiro nascido de raças rústicas, que é criado no curral. Alimenta-se de pastos e cereais, o que proporciona uma carne rosada e de sabor excepcional. Normalmente é servido com o Feijão de Tarbes.

FEIJÃO DE TARBES: considerado um feijão de extremo sabor, oferece esta peculiaridade devido à qualidade da terra, ao desenvolvimento à sombra, à fina casca e ao paladar tenro.

CASTANHA DOS PIRINEUS: ingrediente tradicional em muitos pratos da região, fica quase impossível provar um prato sem encontrá-la!

Além dos produtos típicos da região, como prato salgado citamos a carne de pato e suas inúmeras receitas, principalmente os Confits de pato ou ganso. A carne fica conservada na gordura e é servida em diversas ocasiões. 

Atenção especial ao doce bolo à la broche! Trata-se de um cone de massa assado numa espécie de espeto (geralmente com sabor de baunilha) e salpicado com manteiga especial. Pode ser compartilhado com os amigos, pois o cone doce mede mais de 30 centímetros.

Um lugar que não pode ficar de fora da “rota gastronômica” é o passeio nos mercados locais. Muitas bancas e fornecedores de comidas típicas e também de artesanato. Você irá se surpreender.

avaliações