41 3045 5012 | 47 3237 4779

Câmbio do Dia | 06/12/19 | Dólar: 4,35 | Euro: 4,82

Assis, um paraíso espiritual

June 28, 2018 | By: Domus

Muitos peregrinos quando estão em Roma ficam sabendo de última hora que Assis, a cidade de São Francisco, fica apenas a 2 horas e vinte minutos de distância. Dá para fazer um bate-volta e retornar a Roma flutuando. Sim amigos, flutuando, pois o que presenciamos em Assis é algo extraordinário. A parte que nos toca é a localização e a sua natureza, a bela e conservada cidade de dois grandes santos, São Francisco e Santa Clara, a gastronomia e a história destes dois religiosos que influenciaram gerações em questões de fé e espiritualidade.

Conhecer Assis é uma parada estratégica dentro da peregrinação aos Santuários Sagrados de São Miguel Arcanjo, na Europa. Este santo estigmatizado, num de seus jejuns espirituais no Monte Alverne (ele fazia 4 jejuns de 40 dias cada, todos os anos!), percebeu a presença de São Miguel quando estava quase desistindo, e foi justamente nesta quarentena que Francisco recebeu os estigmas de Cristo. Ao descer do monte e retornar ao lar, instituiu a Quaresma de São Miguel Arcanjo, prática que devotos do arcanjo no mundo inteiro realizam há séculos.

Enfim, encontramos em Assis uma atmosfera mística e podemos dizer que a renovação da fé acontece. Assis recebe diariamente muitos peregrinos, pois além de ser a cidade de nascimento de Francisco, também fora o local onde as ordens franciscanas e das irmãs clarissas foram fundadas. O comércio é religioso. Os restaurantes oferecem vinhos e pratos em homenagem ao santo. Duas grandes basílicas (de São Francisco e de Santa Clara) encontram-se próximas uma da outra e guias turísticos nos conduzem a todos os passos da vida do santo: a praça em que se desnudara, a casa onde viveu, onde pregou e o pequeno cômodo que ficou encarcerado por semanas quando “decepcionou” o seu pai ao escolher o caminho da fé.

Além de toda esta questão espiritual, o ponto em que está localizada a cidade no topo de um morro, nos oferece uma belíssima paisagem e um pôr do sol magnífico. A rua esculpida em ladeiras e legítimas casas de pedra com flores na janela nos remete a um cenário cinematográfico! Assis é centro de peregrinação que muitas vezes faz ponte com Roma e Terra Santa. Não apenas por ser geograficamente próxima, mas por Assis oferecer no histórico de São Francisco parte da Paixão de Cristo, do amor transcendente que os fiéis cristãos buscam em suas peregrinações.

avaliações